Biblioteca CODAI

Contatos


Atendimento ao Usuário

E-mail: biblioteca.codai@ufrpe.br

Equipe

Bibliotecária: Marilene Araújo

Assistente Administrativo: Conceição Martins

Auxiliar de Biblioteca: Bárbara Queiroz

Endereço


Rodovia PE 05, Km 25, n° 4.000 - Tiúma, São Lourenço da Mata, PE - CEP: 54730-9700

Histórico


A busca do passado e a evolução da biblioteca do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (B – CODAI) revela que o Aprendizado Agrícola de Pacas, localizado no Engenho São Bento, Tapacurá, Pernambuco, inaugurado oficialmente em 24 de outubro em 1936 [1], originou o Colégio Agrícola de São Lourenço da Mata, posteriormente, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Contudo, percebe-se uma lacuna de cinquenta anos nos acontecimentos ocorridos no dia a dia do Colégio, no que diz respeito à biblioteca. Sabe-se, entretanto, que a mesma existe desde o ano de 1985, porém, alguns registros dos fatos ocorridos, do seu desenvolvimento e cotidiano ainda se encontram dispersos. Essa é, portanto, uma história que vem sendo revisitada.

Erguer o véu do tempo e trazer a memória da biblioteca ao conhecimento público traduz-se, especialmente, em revelar e ratificar sua importância, a partir da sua criação e do singular papel social e cultural para a educação e o desenvolvimento dos jovens que frequentaram e frequentam as bancas de estudo no âmbito dessa unidade de ensino da UFRPE, direcionada à educação profissional, científica, tecnológica e de nível médio.

A Resolução nº 193/1997 do Conselho Universitário/UFRPE [2], deu nome à Biblioteca do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – Codai/UFRPE, que passou a denominar-se “Biblioteca Professor Roldão de Siqueira Fontes”, numa justa homenagem ao professor aposentado daquele educandário. A Biblioteca foi reinaugurada no dia 15 de outubro de 1998, sob essa nova denominação [3]. Sua primeira bibliotecária ali chegou em 2010 e encontrou a biblioteca instalada “temporariamente”, por mais de 05 anos, no auditório do Colégio, situação justificada por questões estruturais do prédio. À época, o acervo era organizado apenas por assunto. 

No segundo semestre de 2011, a biblioteca mudou para outro espaço, passando a se localizar ao lado da quadra de esportes do colégio. No contexto atual, ocupa duas salas de aula: Na primeira, encontram-se a coordenação da biblioteca, os processos técnicos e os processos fins, pequenos reparos e a guarda do material bibliográfico aquisitado. A segunda sala dispõe de uma estante para a guarda de volumes, o setor de atendimento, o espaço para expositor, o acervo geral, com livros técnico-científicos abrangendo todas as áreas do conhecimento, periódicos impressos direcionados a algumas áreas do conhecimento, folhetos e multimeios, além da área de estudo. Nela, há, também, ambiente que disponibiliza um computador para pesquisa previamente agendada, e o espaço “história em quadrinhos”.

A partir de 2013, vem ocorrendo a inclusão do acervo no Pergamum, através de um trabalho conjunto com a equipe da Biblioteca Central. O acervo bibliográfico é composto por todas as áreas do conhecimento, da classe 0 à classe 9, obras de referência e bibliografia. Disponibiliza equipamentos de tecnologia assistiva para atendimento de discentes com necessidades educacionais especiais de acessibilidade.

Em 2023, passou a ofertar novos serviços, tais como: Espaço de guarda-volumes; Espaço do “Gostasse? Pegue e leve”; Espaço de pesquisa com agendamento; Visita orientada, seguida de pesquisa bibliográfica; Normalização dos relatórios de estágio obrigatório; BiblioIndica (com indicações via Instagram de literatura e filmes); Seleção de estagiário para cumprir estágio obrigatório do curso Técnico em Administração; Orientação e acesso à plataforma Minha Biblioteca; Solicitação de Nada consta via e-mail; Cadastro de usuário on-line; Disseminação seletiva de informação (DSI) e Orientação às plataformas de pesquisa.

Como missão, enquanto biblioteca escolar, a Biblioteca Professor Roldão de Siqueira Fontes disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. Tal qual as demais bibliotecas escolares, articula-se com as redes de informação e de bibliotecas, de acordo com os princípios do Manifesto da UNESCO.

Subordinada administrativamente à Vice-direção do CODAI e tecnicamente ao SIBI-UFRPE, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sua equipe é composta por 01 bibliotecária, 02 servidores cedidos pela Conab e 01 servidor terceirizado.

Localiza-se na Rodovia PE 05, Km 25, Nº 4000 – Tiúma, São Lourenço da Mata, Pernambuco.

[1] De acordo com a DECISÃO nº 03/2004 - COMISSÃO DE ENSINO/CODAI/UFRPE, de 22 de setembro de 2004, a qual anexa a notícia da inauguração oficial do Aprendizado Agrícola de Pacas pelo então governador de Pernambuco, Exmo. Sr. Carlos de Lima Cavalcanti, publicada no Diário de Pernambuco, nos dias 23 e 25 de outubro de 1936, páginas 10 e 35, respectivamente. Ficando institucionalizado o dia 24 de outubro como O DIA DO CODAI/UFRPE.

[2] A mencionada Resolução foi emitida em 02 de dezembro de 1997, cuja cópia encontra-se disponível na Biblioteca do Codai e também na Biblioteca Central - Núcleo do Conhecimento Prof. João Baptista Oliveira dos Santos.

[3] A placa com a nova denominação, encontra-se localizada no antigo prédio em São Lourenço e relaciona as seguintes autoridades: Reitor: Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho; Vice-reitora: Professora Tânia Maria Muniz de Arruda Falcão; Pró-reitor de Administração: Professor Gabriel Rivas de Melo; Diretora da Biblioteca Central da UFRPE: Bibliotecária Nanci Oliveira Toledo; Diretor do Codai: Professor Benedito Luiz Correia e Vice-diretora do Codai: Professora Cláudia Mellia.

roldao_0
Professor Roldão de Siqueira Fontes

Patrono da Biblioteca do CODAI